18 de nov. de 2011

Diálogo entre o cinema e o jornalismo marcou a I Mostra Social de Documentários


Platéia no último dia da mostra. Foto: Isabela Castro
 Produção multimídia: Alexandre Buhr e Isabela Castro

Palestras, discussões e muito, muito audiovisual consolidaram os três dias da I Mostra Social de Documentários. O público pode conferir a exibição de dez produções audiovisuais idealizadas por estudantes da Faculdade Social da Bahia, refletir sobre temas ligados ao audiovisual e compartilhar com os idealizadores as experiências da produção de um documentário.


Temas que são pouco repercutidos diariamente fizeram parte das pautas como o nanismo, a mulher na construção civil e a afirmação de identidade étnica. O evento foi enriquecedor com a presença de especialistas, como a do primeiro dia, quando houve a palestra da professora do curso de cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Amaranta César, sobre “Documentário como argumentação audiovisual”.

Amaranta destacou a importância do documentário como instrumento democrático e o aumento da difusão do audiovisual, abordando temas relevantes para a sociedade. Na última noite, o destaque foi a participação do professor de vídeo Danilo Scaldaferri que apresentou em sua palestra as “Possibilidades criativas da estética do Documentário”.

Danilo, que trabalha na Oikabum e é professor da UFRB, exibiu trechos de cinco filmes que serão apresentados na mostra “Cachoeira Doc”, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Confira o áudio da entrevista do professor Danilo.


A coordenadora do curso de Jornalismo, Jussara Maia, fez um balanço positivo da primeira edição da Mostra Social de Documentários. “Entendo que a mostra alcançou os objetivos de difundir e dialogar sobre documentários com temas muito relevantes”, afirmou.

O encerramento ficou por conta da premiação dos vencedores da mostra. O primeiro lugar ficou com o documentário “Entre os Trilhos e a Maré”, de Marina Cohen, Priscila Pitanga e Shahala Andrade, que levaram bolsas de pós-graduação. O segundo e terceiro lugar ficaram com “Carnaval de Luxo e Desilusão”, de Conceição Ferreira, Aline Santhiago e Lívia Araújo e “RG Quilombola”, produzido por Jaqueline Barreto e Midiã Santana, respectivamente. Confira os áudios das entrevistas de Marina Cohen.


Confira nesta reportagem em vídeo depoimentos de palestrantes, documentaristas e a coordenadora do curso de jornalismo, Jussara Maia sobre o que rolou e as expectativas de ralização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário