16 de dez. de 2011

Curso de férias vale a pena?

As férias servem para os estudantes descansarem do longo período de estudos, para retomar a faculdade com força total e ter um bom rendimento, sem desgaste mental e desinteresse advindos de cansaço. A maioria das pessoas, principalmente as que estão na faculdade, aproveitam o período para viajar, rever parentes que moram longe, fazer festinhas com amigos, enfim, curtir da melhor maneira sem se preocupar com compromissos sérios. Mas o período das férias pode servir para adiantar matérias atrasadas na faculdade, refazer matérias perdidas ou até mesmo fazer matérias que estão na grade futura. Isso pode ser feito em um chamado “curso de férias” ou “curso de verão”.


Os cursos de férias se realizam fora do período do ano letivo oficial e são oferecidos pelas universidades com o objetivo de melhorar os conhecimentos dos alunos e atualizá-los através de aulas intensivas em um período curto.

De acordo com as opções do curso, a faculdade pode formar turma com algumas matérias e ajudar o aluno a terminar a graduação mais rápido. No entanto, o aluno deve avaliar as vantagens e, principalmente, as desvantagens do curso de férias.

Na opinião de Catiane Rodrigues, estudante de jornalismo da Faculdade Social, o curso de férias é desgastante por serem dados assuntos de um semestre inteiro em apenas um mês. “ Nesse período da minha vida em que estou, prefiro fazer o curso com calma e qualidade”, diz. Veja vídeo.


Não só ela como outras estudantes que já fizeram o curso de férias, também concordam com o ensino massante oferecido pelo curso. Como exemplo, Isabelle Gouvea, também estudante de jornalismo da Faculdade Social, confirma o pouco aprofundamento dos professores nos assuntos abordados num curso de férias feito na Unijorge, mas diz que se beneficiou bastante em relação ao tempo que ganhou adiantando uma matéria que tinha perdido anteriormente. “ É muito cansativo, mas valeu a pena, sim”, confessa Isabelle.



Depois de uma série perguntas pelos corredores de universidades, a nossa equipe decidiu listar algumas dicas importantes antes da decisão sobre participar ou não de um curso de férias.

  • O aluno deve analisar se realmente quer e tem condições de trocar as férias pelo estudo, caso contrário, o investimento, que é alto, será em vão.
  • Quem tem trabalho ou outras atividades que possam atrapalhar o andamento do curso é melhor desistir, pois o cansaço fisico atrapalha o rendimento.
  • Se o seu curso estiver muito atrasado ou você tiver que terminar antes do tempo por algum motivo muito importante, vale a pena se esforçar e se organizar para dedicação exclusiva ao curso de férias.
  • Antes de considerar todas as afirmações acima, é muito importante avaliar as finanças pessoais. O custo de um curso de férias é geralmente o preço total de uma matéria normal. Se a matéria que você quer fazer custa R$ 100 a cada mês do semestre no curso padrão, no curso de férias ela valerá  R$ 600 em apenas um mês de duração. É necessário ter esse dinheiro disponível e não deixar que isso atrapalhe a matricula do semestre futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário